8 de nov. de 2011

Que tanto se fala da USP?!

Bom, quem tem acompanhado as noticias nos últimos dias, ficou sabendo da ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo e dos alunos reivindicando.
Pois bem, o que tem me indignado são os comentários no Twitter, após 70 estudantes terem sido detidos e o prédio 'reintegrado'. Não estão eles no direito de reclamar pelos seus direitos?
Vi muita gente chamando o pessoal de maconheiros, dizendo que eles mereciam apanhar dos PMs. Agora alguém me responda: POR QUE? Pois pelo que li (não que a imprensa tenha mostrado todos os fatos e muito menos que esteja sendo imparcial, pelo contrário) nada se falou ou aconteceu relacionado a maconha.
O que se viu foi um movimento social. Movimento estudantil, sabe o que é?
Vejo muita gente acostumada. Se acomodam com as coisas erradas, dizem que não adianta lutar contra, que nada vai mudar ou simplesmente nem se importam.
Vejo na minha própria faculdade alunos que muito reclamam entre si, mas na hora de dar a cara a tapa todo mundo se esconde (até por isso resolvi que vou montar uma chapa para votação do DA - que ninguém quer, nem que seja sozinha). Onde está a voz dos estudantes?

Que futuro da nação é esse que ao invés de se juntar ou apenas aceitar quando um grupo reclama, pede por seus direitos, vai pras redes sociais dizer que quem reivindica não tem o que fazer? (e ir pro twitter reclamar é vida?)
Gente, mais movimento e menos falatório!
Faculdade deveria ser um local onde podemos experimentar o mundo, discutir sobre ele e fazer tudo o mais democraticamente possível! Não importa se achamos que a reclamação é idiota, mas todos tem esse direito a reclamar!
Sinceramente, não entendo, que país é esse.
Gente que acredita cegamente no que a mídia diz (e olha que eu faço jornalismo!), que tem preguiça de pensar!
Que fique claro que não acho que violência nem imposição sejam o caminho, mas quem com ferro fere...

#Nota postada no site dceusp.org.br
Na última semana a universidade foi tomada pelo debate da segurança no campus Butantã, diversos estudantes estão debatendo em seus cursos os acontecimentos da quinta-feira 27.10, questionado a papel da Policia Militar na universidade e procurando alternativas a esse projeto de segurança.

A gestão Todas as Vozes do DCE Livre da USP acredita que a ocupação da reitoria não é a melhor forma de responder à solução imposta da reitoria nesse momento (que é o convênio USP-PM), porém invasão da Cidade Universitária por forças policiais nessa madrugada é injustificável e inadmissível.

A medida de reintegração de posse que ocorreu hoje por volta das 5h da manhã nos mostra a incapacidade política da reitoria em dialogar com as demandas da comunidade acadêmica. Essa ação levou a prisão política de 70 estudantes que estão sendo acusados por formação de quadrilha e só serão soltos com o pagamento da fiança de R$1.050,00.

A resposta que a reitoria deu para os estudantes indignados com as medidas excessivas da PM na universidade foi mais autoritarismo e mais violência. É dessa forma que queremos que a nossa universidade seja gerida? É com a prisão de 70 estudantes que se resolve o problema de segurança na USP?

O DCE-Livre da USP chama a todos que ainda acreditam em uma universidade mais aberta, autônoma e democrática a dizerem não a intransigência da reitoria, chamamos a todos para uma Assembleia Geral dos Estudantes da USP as 19h no prédio da História e Geografia. Não podemos aceitar calados as imposições da reitoria e a prisão de 70 estudantes. Exigimos que os estudantes sejam soltos e que o convênio USP-PM seja revogado; medidas como essas, tão naturalizadas pela mídia e por nossa sociedade, não devem ter mais espaço na nossa universidade.

AQUI tem mais informações.


Quando vamos começar a olhar a nossa volta e fazer algo por nós mesmos ao invés de julgar o próximo sem sabermos???

O nome Let's Lola e todo conteúdo textual e imagens autorais do blog pertencem a Míriam Rosa | All Rights Reserved ©