9 de out. de 2014

#pipocando Lovelace

Hoje estréia uma nova tag aqui no blog, a #pipocando. Pipoca lembra o quê? Cinema é claro! 
E nesta primeira edição vou falar sobre um filme que, na minha opinião, foi um divisor de águas na carreira de Amanda Seyfried (Mamma Mia, Meninas Malvadas). 

Quem nunca ouviu falar do primeiro filme pornográfico da história, Garganta Profunda? Linda Lovelace foi alçada ao estrelato e se tornou a grande celebridade dos anos 80. Mas Lovelace não se resume a mais um demonstrativo da vida de luxúria de Hollywood. Do diretor Rob Epstein e baseado na autobiografia de Linda Marchiano - nome adotado pela atriz anos mais tarde, Lovelace (2013) é um drama sobre machismo e os abusos que acontecem por trás das câmeras.

Sinopse:
Linda, como uma típica moça de família tradicional da época marcada pela rebeldia dos jovens, dividia-se entre respeitar seus pais e seus próprios impulsos. Sua vida muda quando conhece e casa-se com Chuck e torna-se a primeira e maior atriz pornô de todos os tempos. Por trás da vida de glamour, a moça enfrenta todo tipo de abuso e obstáculo e não há ninguém que possa tirá-la disso além dela mesma.

Impressões:
Destaque para a atuação impecável de Amanda Seyfried, que encarnou a personagem a ponto de ser possível enxergar até mesmo semelhanças nas expressões faciais entre ela e a Linda real.

A narrativa do longa de 89 minutos segue de forma desconstruída. Primeiro vemos a história com lacunas, deixadas para a imaginação e no ápice do filme podemos visualizar os detalhes de todos acontecimentos. Achei muito interessante, surpreende e mantém o interesse do telespectador.

Sobre o machismo: Linda foi fiel a Chuck, de uma forma que apenas mulheres criadas de forma submissa seriam capazes. Durante muito tempo os votos de casamento foram seu guia, mesmo quando iam contra seus princípios e vontades. Preste atenção na cena com os policiais, que resolvem ir embora ao terem a confirmação de que Chuck era esposo da atriz.

Revelo aqui que o filme não tem um final triste. É a história de uma mulher forte, que sobreviveu e resolveu militar por outras mulheres abusadas. Poucas pessoas são capazes de enfrentar seus próprios demônios assim e é isso que torna Linda e o próprio Lovelace em clássicos que merecem ser observados e aproveitados.

Nota: 4/5

Espero que tenham gostado! Deixem dicas de filmes, livros e o que mais quiserem aqui nos comentários :)
Bjs






O nome Let's Lola e todo conteúdo textual e imagens autorais do blog pertencem a Míriam Rosa | All Rights Reserved ©