16 de jan. de 2015

Miriam Makeba


Ouvindo uma playlist em espanhol no ótimo Spotify, me deparei com uma xará. Miriam Makeba, mais conhecida como Mama África, foi uma cantora natural da África do Sul e ativista contra o apartheid.
Dificilmente encontro pessoas com o mesmo nome que eu. Muito menos gente famosa e menos ainda, humanos preocupados com o próximo. Por isso fiquei lisonjeada ao encontrar Miriam Makeba.

Zenzile Miriam Makeba nasceu em Johannesburgo em 1932. Sua mãe foi presa por vender um tipo de cerveja caseira quando a menina tinha 8 dias de idade, e portanto, ambas passaram seus primeiros 6 meses na cadeia. Sua carreira profissional teve inicio nos anos 50, no grupo de jazz Manhattan Brothers e logo depois no The Skylarks. Nos anos 60 Miriam foi a primeira artista a popularizar a música africana mundo afora. Após ter seu passaporte revogado pelo governo do apartheid, ela ficou 30 anos longe de sua terra. Mama África morreu em 2008, após um concerto na Itália em apoio contra uma organização mafiosa.

Curiosidade: Mamma África gravou a música Carnival onde canta em português :)

Trouxe hoje essa história porque queria mostrar a musicalidade incrível desta mulher. Dona de uma voz poderosa, misturada aos ritmos tipicamente africanos e com um toque de jazz, Miriam interpretou canções atemporais. Eu particularmente gosto de músicas relaxantes, de meditação, indianas e agora, africanas. 


O que acharam? alguém já tinha ouvido falar da Mama África antes? Comente :)



O nome Let's Lola e todo conteúdo textual e imagens autorais do blog pertencem a Míriam Rosa | All Rights Reserved ©