15 de jan. de 2015

O que aprendemos com a academia


Pensa que academia é só pra ficar bonita? Como em todo lugar de convivência com o outro e consigo mesmo, é possível descobrir e sentir coisas que estavam ali o tempo todo.

Minha proposta ao escrever algo é vir dizer o que ninguém vai dizer. Ou ao menos trazer alento pra quem nunca encontrou em outros blogs, sites ou textos algo com que se identificar.

Dito isso, preciso dizer: fazer academia dói. Cansa. Mas no fim das contas você sente que fez algo de bom por si mesmo.
"O que você faz pra ser feliz?". Essa pergunta surgiu quando uma amiga compartilhou com o grupo uma conversa com sua terapeuta. A partir daí me perguntei todos os dias o que eu estava fazendo para ser feliz. Ok, sou bem feliz profissionalmente, mesmo. Mas passar 8 horas por dia fazendo a mesma coisa cansa. E ai você chega em casa cansada, só quer dormir e assistir alguma série e quando percebe a vida passou. Quando percebe a sua vida passa a se resumir em trabalho. Parece clichê, mas a vida é para ser vivida. Não sabemos o que pode acontecer amanhã, quanto tempo temos, se veremos de novo as pessoas que queremos bem.

Foi nesse momento que resolvi me mexer e fazer 2015 o ano pra ser feliz. O mais feliz possível.
Obviamente isso incluí várias coisas, porém é preciso começar por algum lugar...

Eu não sou a pessoa mais satisfeita do mundo com meu corpo, mas com certeza já tinha me acostumado e aceitado que padrão de beleza é coisa criada pela sociedade e que enquanto saudável eu poderia ser feliz. Mas, como ex bailarina, tenho necessidade de me mexer, de movimento. E comecei a perceber o que o sedentarismo estava fazendo comigo: dores, falta de postura, mal jeito em várias partes do corpo e com muita facilidade e especialmente falta de resistência. Passo mal por qualquer coisa gente. Qualquer coisa.

Então me preparei psicologicamente e me matriculei na academia. O lugar é bem legal, perto da minha casa e posso fazer Jump, TS, Power Pump e Zumba (em outro momento prometo explicar o que é cada um). As pessoas já tinham avisado que ia ser dolorido, mas no fim você só sabe quando é no seu corpo. Não tem analgésico que ajude e apesar da dor a vontade de seguir é maior. "Poxa, indo poucas vezes na semana não vou ver resultado!". Minha primeira lição foi justamente essa: esquecer o imediatismo. Você não vai perder medidas ou se sentir mais leve no primeiro mês de exercícios. E para um corpo que ficou muito tempo parado, ir à academia todos os dias da semana é uma agressão. Então o melhor é realmente deixar o corpo descansar um dia, perceber como se sente e aí sim ajustar a agenda.

Segunda lição: deixe a vergonha de lado. Coloque na cabeça que ninguém no lugar está prestando atenção em você e seja feliz. Use a roupa que te deixa mais confortável, pare para descansar quando sentir que seu corpo pede. Cada um sabe de si e o melhor é estar bem consigo mesmo. 

Estou há pouco tempo matriculada então não tenho resultados. Nem sei qual meu exercício favorito, só sei que o famoso Jump é o que mais dói. Mas a terceira lição é: um ano são 365 chances de ser alguém diferente e melhor :)

fonte da imagem - The Style Cult





O nome Let's Lola e todo conteúdo textual e imagens autorais do blog pertencem a Míriam Rosa | All Rights Reserved ©