2 de fev. de 2012

Minha beleza não vale a vida de um ser vivo! E a sua?

Quem usa o Facebook com frequência já deve ter visto as várias campanhas e manifestações que acontecem por lá. Por ser uma rede de compartilhamento com um grau alto de pessoas envolvidas, tudo se torna mais 'visível'.
Pois bem, alguém na minha timeline compartilhou a seguinte imagem, seguida do texto:


''Você usa Pantene?
Pantene, pertenece a Procter & Gamble, una de las empresas que más experimenta y tortura animales en laboratorios .... Aqui teneis más informacion: YotambienboicotoProcter&Gamble''


Fiquei bem impressionada com isso, pois, parando para pensar, muitos de nós (a maioria na verdade)usamos produtos destas marcas e jamais paramos para pensar se isso acontece ou não. As vezes parece uma realidade distante não é mesmo? Como alguém seria capaz de maltratar pobres animaizinhos?
E outra, a top das tops Gisele Bündchen, é toda engajada nas causas pelo meio ambiente, Embaixadora da Boa Vontade da ONU, estrela o desenho animado 'Gisele e a Equipe Verde', possui marca própria de consméticos a Sejaa Pure Skincare, baseada na suposta filosofia de vida da top, com ingredientes naturais e tecnologia de ponta, sempre pensando na sustentabilidade.... “Eu tenho trabalhado como modelo há anos, mas o meio ambiente sempre foi a minha paixão. Vamos tomar medidas para garantir um futuro sustentável para a próxima geração” ela diz, em seu site oficial; é a garota propaganda da Pantene e diz usar os produtos que anuncia!
Fui atrás de mais informações, pois, afinal de contas, o assunto é sério e é preciso encontrar fontes seguras e órgãos competentes que trabalhem para mudar isso. A PETA (a organização não governamental fundada em 1980 People for the Ethical Treatment of Animals) possui uma lista oficial com quem faz testes em animais, quem só faz por exigência da justiça (coisa dos EUA...) e quem não faz.
Lista das marcas que usam animais em testes.
Infelizmente, a Pantene realmente está na lista, junto com a L'oreal e a Unilever.

Pois é. Nisso eu resolvi entrar em contato com a Unilever, que é detentora de várias e várias linhas aqui no Brasil. A resposta foi:
''
No Brasil, a Unilever não realiza testes em animais. A companhia trabalha em colaboração com outras empresas e centros de pesquisas brasileiros no sentido de desenvolver métodos alternativos de testes, que forneçam informações necessárias para uma avaliação segura do produto e do ingrediente, sem o uso de animais vivos.

Em âmbito global, a aplicação de testes em animais é a exceção e não a regra na Unilever e utilizada muito raramente e apenas quando não há método alternativo disponível (testes em laboratórios ou modelos computadorizados) ou quando a legislação de um país realmente exigir e não existir alternativa segura. A Unilever deseja eliminar a realização de testes em animais da legislação, mas isso leva tempo, pois cada país tem diferentes diretrizes sobre o tema.

A Unilever está empenhada na eliminação total de testes com animais em seus produtos e igualmente comprometida com a segurança dos seus consumidores, dos seus funcionários e também do público em geral, procurando sempre oferecer produtos seguros e que não agridam o meio ambiente. Obrigado!
''


Não estou aqui para julgar quem usa esse ou aquele produto, nem para dizer o que é certo ou errado. Mas considero muito importante, acima de tudo, sabermos o que usamos. Se a marca do shampoo maravilhoso que você usa faz testes em animais e você sabe disso, ok. O problema é quando ignoramos o que acontece ou preferimos não saber.
A informação é a maior arma de mudança que temos em nossas mãos. Sabendo disso tudo, podemos decidir. Eu acho que minha beleza não vale a vida de um ser vivo. E vocês?

Para saber mais www.peta.org

O nome Let's Lola e todo conteúdo textual e imagens autorais do blog pertencem a Míriam Rosa | All Rights Reserved ©