9 de jan. de 2013

Cosplay + Vampire

Animes, mangás e cosplays são elementos típicos da cultura japonesa, mas também, da tribo Otaku/otomeOtaku é um termo usado no Japão para designar um fã de determinado assunto, seja ele qual for. No Japão são tidos como pessoas que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer. Aqui no ocidente, a palavra é usada como gíria para rotular fãs de animês e mangás em geral, uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Otome é o ''feminino'' de Otaku.

Festivais direcionados a este público já são tradicionais, como o Anime Evolution Dreams, Anime Union e o Anime RS.

Houve um tempo, lá no início dos anos 2000, onde ser otaku virou moda entre a criançada. Tudo isso graças a popularização de desenhos como Sakura Card Captor, Digimon e Dragon Ball na TV aberta. E eu fazia parte daquela geração!


Alguns cabelos coloridos, animes novos e anos depois, estamos aqui em 2013 e eu percebo que aquele pessoal lá de 2000 continua gostando das mesmas coisas, e o melhor, procurando cada vez mais não só sobre a cultura lúdica, mas sobre tudo o que envolve o Japão. É intercâmbio, aula de línguas, coleções intermináveis, tudo! E mais ainda, a cultura otaku se disseminou e hoje está em muitos lugares, atingindo várias idades.

Pois bem, vim hoje falar sobre duas coisas: Cosplays e o anime incrível Rosario + Vampire.


Cosplay é a arte de se vestir fielmente como um personagem. A caracterização vai muito além das roupas e maquiagem: os detalhes, como acessórios e cabelos, muitas vezes pintados de verdade com cores fantasia, dão o toque de realidade almejado pelos fãs. E Rosario + Vampire é um anime e mangá japonês  lançado originalmente em 2004, escrito e ilustrado por Akihisa Ikeda. O desenho conta a história de um grupo de alunos da Escola Youkai (demônio em nipônico), tendo como personagens principais o humano Tsukune Aono e a vampira Moka Akashyia. Eles passam por muitas confusões, já que o sangue de Tsukune (que tem de fingir não ser humano) atrai todo tipo de monstros e criaturas. O visual dos desenhos é simplesmente lindo, cheio de detalhes e isso se confirma nas páginas do mangá! Melhor ainda: o anime e o mangá seguem caminhos diferentes na história.

Confesso que sempre achei legal quem faz cosplay, mas nunca tive coragem de aderir. Claro, a gente sempre tem um colar daquele personagem favorito, uma luvinha daquela outra e tal, mas um look completo e projetado para um evento especial, me parecia fora de cogitação. MAS, com toda essa história de pintar os cabelos de verde rosa azul roxo e com o vicio em Rosario, deu vontade de no próximo evento otaku da cidade brincar de Moka-san!


Algumas imagens do post são cosplays da vampirinha Moka. O que acharam? Quem tiver se interessado no anime (vale a pena!) pode assistir os episódios online no Anitube. Deixo vocês com a abertura da primeira temporada de Rosario + Vampire. Confiram que lindas as meninas:




E quem quiser dicas sobre maquiagem para cosplay (muito importante!) pode começar por este vídeo aqui:

                            


Kappucchu :*


O nome Let's Lola e todo conteúdo textual e imagens autorais do blog pertencem a Míriam Rosa | All Rights Reserved ©